Alagoa Grande: onde Jackson do Pandeiro começou seu reinado

Há pouco mais de dez anos, depois de acompanhar muitas músicas batendo em cadernos e livros, finalmente comprei um pandeiro (o Dalua) e decidi aprender a tocar. Eu já conhecia as músicas de Jackson do Pandeiro, mas só naquela época comecei a  ouvir, de verdade, o pandeiro do Jackson. Sebastiana, Forró em Limoeiro, Forró de Surubim, O Canto da Ema, Chiclete com Banana, Cantiga do Sapo, lembro que foi como uma explosão dentro da minha mente, de ritmos, do que era possível fazer dentro de um simples compasso.  Então, é claro: o Memorial de Jackson no Pandeiro, em Alagoa Grande, era parada obrigatória em nossa viagem pelo Brejo Paraibano. E nós fomos lá!alagoa de jackson 7

O pórtico da cidade – um pandeiro gigante – já dá as boas vindas aos turistas e visitantes com uma referência ao seu filho mais conhecido. Boa parte das casas do centro da cidade preserva a arquitetura original e rende ótimas fotografias, vale a pena contemplá-las em um passeio no final da tarde. A de número 687 da rua Apolônio Zenaide, bem na praça principal, é muito especial: é lá que funciona o Memorial de Jackson do Pandeiro.

alagoa grande 5

Inaugurado em 2008, o memorial reúne preciosidades do artista, como, por exemplo, seu primeiro contrato de trabalho – com a Rádio Jornal do Commercio, do Recife, datado de 1953. Nas paredes, capas de alguns de seus 160 LPs, cartazes de shows, notícias de jornais e revistas, e até uma cópia ampliada da carteira de identidade de José Gomes Filho, o Jackson do Pandeiro, nascido em 1919.

As principais salas do memorial trazem mais detalhes da vida pessoal do Rei do Ritmo. Os instrumentos confeccionados e usados por ele, roupas, chapéus e – o mais legal –  letras de músicas e cadernos com repertórios escritos a próprio punho por Jackson.

alagoa de jackson 1

alagoa de jackson 6

alagoa de jackson 4

Vale a pena conferir atentamente cada uma as fotos. Elas contam um pouco dos casamentos com Almira Castilho (que durou 12 anos) e com Neuza Flores, das participações em filmes, das parcerias musicais, da família, da carreira no Rio de Janeiro e depois do Brasil.

Para ajudar na manutenção do Memorial Jackson do Pandeiro, são vendidos cds e dvds com cópias de músicas e de apresentações do artista. Compramos o cd e vale MUITO a pena, foi nossa trilha de viagem a partir dali.alagoa de jackson 3

Para quem gosta de música popular, para quem quer conhecer ou para quem já é fã da obra de Jackson do Pandeiro, ou simplesmente para aqueles(as) que desejam viajar pelo universo do interior do Nordeste através de suas canções, o Memorial é parada obrigatória.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Segunda a Sexta, das 7h30 às 17h. Sábado e domingo, das 9h às 17h.

NO FACEBOOKhttps://www.facebook.com/memorialjacksondopandeiro/


Você já viu: 

Boa Comida em Areia

Uma viagem pelo Brejo Paraibano

Pronta para receber os turistas e cheia de histórias, Areia surpreende

Nos próximos posts você vai conhecer:

  • Casa de Margarida Maria Alves
  • Dois destinos para os apreciadores de cachaça

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s